INTRODUÇÃO
Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que NÃO TENHO INTERESSE ALGUM EM ABATER A FÉ DE NINGUÉM, converter pessoas de suas crenças ou atacar religião alguma.
Assim como espero que respeitem meu LIVRE ARBÍTRIO de seguir o caminho que escolhi — o qual considero o mais coerente para mim —, também RESPEITO AS RELIGIÕES E AS CRENÇAS EM GERAL.
Afinal, o caminho que sigo NÃO INTERFERE NA VIDA DE NINGUÉM, da mesma forma que as escolhas dos outros não interferem na minha — a menos que eu permita.
Mas, assim como o direito ao livre arbítrio, também TENHO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Neste artigo, vou contar UM POUCO DA MINHA TRAJETÓRIA DE VIDA, principalmente nas religiões que frequentei, e o que me levou a DESACREDITAR DA BÍBLIA E DO DEUS JAVÉ, até a criação do projeto DO HOMEM AO DIVINO.
 |
Imagem de um homem encostado na janela, de braços cruzados, olhando para o céu com expressão pensativa, simbolizando uma bisca espiritual e reflexiva por respostas maiores. |
MEU INCÔMODO REPRIMIDO AO LER A BÍBLIA
Nasci com minha mãe sendo da Assembleia de Deus. Não tenho muito o que falar dessa época, pois eu era criança.
Aos onze anos, minha mãe conheceu as Testemunhas de Jeová e, anos mais tarde, se batizou. Já com mais de trinta anos, foi a minha vez.
O histórico da minha vida foi BASICAMENTE 90% DE SOFRIMENTO: fome, decepções com amizades e relacionamentos, DEPRESSÃO — a qual venci COMPLETAMENTE SOZINHO.
Sempre busquei o deus bíblico em busca de SOCORRO, RESPOSTAS, fiz propósitos, mas NUNCA TIVE UMA RESPOSTA SEQUER.
E algo que eu fazia muito era LER A BÍBLIA, chegando a ler toda algumas vezes.
E, quanto mais eu lia, mais me QUESTIONAVA EM RELAÇÃO AOS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS, como por exemplo, JAVÉ SER DESCRITO COMO UM DEUS DE AMOR E IMPARCIAL, pois NÃO ERA O QUE EU VIA NOS RELATOS.
OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS QUE NÃO CONSEGUIA DIGERIR
UM DEUS MANIPULADOR: No livro de Êxodo, capítulo 7, Javé envia Moisés e Arão para falar com Faraó, mas já deixa claro que ELE MESMO IRIA ENDURECER O CORAÇÃO DO FARAÓ, o que ele realmente faz várias vezes.
Por que ele simplesmente não pegou seu povo e foi embora na primeira oportunidade?
De acordo com textos como Êxodo 7:3, LIBERTAR ISRAEL NÃO BASTAVA, ele queria antes MOSTRAR SEU PODER, inclusive matando os primogênitos dos egípcios.
Anos mais tarde, enviou reis como Nabucodonosor para oprimir Israel porque o povo estava desobediente.
E, quando Israel se arrependeu e voltou a buscá-lo, aí Javé entrou como herói, LIVRANDO ISRAEL DE UMA SITUAÇÃO QUE ELE MESMO CAUSOU.
Ao meu ver, Israel deveria VOLTAR A DEUS POR AMOR, NÃO POR MEDO OU TORTURA. Deveria sentir cuidado, proteção — e não dor e punição.
UM DEUS CRUEL E NADA IMPARCIAL: Resumidamente, para dar a "terra prometida" a Israel, Javé ORDENOU QUE MATASSEM TODOS PELO CAMINHO, inclusive MULHERES GRÁVIDAS E CRIANÇAS.
Me perguntava: como um deus que se diz amoroso e imparcial, que não se agrada com a morte do iniquo, ordena o extermínio de povos inteiros, incluindo mulheres grávidas e crianças para beneficiar um povo que sequer era obediente?
Israel PECAVA DESDE A SAÍDA DO EGITO e seguiu assim por quase toda sua história bíblica.
Um versículo que sempre me incomodou foi Salmos 37:25, onde Davi diz: “Nunca vi o justo desamparado, nem sua descendência mendigar o pão.”
Talvez ele nunca tenha visto... mas EU VEJO ISSO O TEMPO TODO. Boas pessoas ENFRENTANDO DIFICULDADES EXTREMAS, MORRENDO NA DOR, sem qualquer ajuda de um deus amoroso.
ENCARO MEUS MEDOS DE FRENTE E ACEITO A REALIDADE
Fomos ensinados a NÃO QUESTIONAR A DEUS, pelo fato dele ser o criador. Dizem que ele tem direitos sobre tudo o que criou. E o clássico: "se não obedecer, vai para o inferno."
Eu temia isso. Mas depois de tanto sofrimento, e de BUSCAR RESPOSTAS EM VÃO, vendo o mundo CADA VEZ PIOR, NÃO AGUENTEI MAIS ENGOLIR SECO ESSAS HISTÓRIAS FANTASIOSAS de que há um deus que cuida de nós.
Onde? Quando? Como?
Javé, ao meu ver, só se importa com ele mesmo — diferente de Jesus, que realmente demonstrou ser UM SER DE AMOR.
Você pode estar se perguntando: “Como assim?”
Nunca acreditei na Trindade. Quando me refiro a Javé, NÃO ESTOU FALANDO DE JESUS. Eu acreditava que Jesus era filho dele, mas HOJE SEI QUE NÃO É. Tem sim UMA ORIGEM DIVINA, mas isso é assunto para outro momento.
Jesus, hoje, é MEU MESTRE, e procuro aplicar seus ensinamentos sobre amor ao próximo, compaixão e mansidão.
MINHA LIBERTAÇÃO E O PROJETO DO HOMEM AO DIVINO
Ao abrir mão dos CONCEITOS RELIGIOSOS IMPOSTOS, e aceitar a verdade sobre Javé, IMEDIATAMENTE SENTI UM ALÍVIO NA ALMA.
Acreditem, foi nesse momento que me LIBERTEI DA DEPRESSÃO, como também de vários medos e traumas.
Criei o projeto DO HOMEM AO DIVINO, que consiste em FALAR DAS MITOLOGIAS, como constam nos registros deixados, mas também com MEU PONTO DE VISTA, baseado em minhas pesquisas — mistérios, deuses, o universo e a criação.
Desde então, tenho me dedicado a ENTENDER NOSSA VERDADEIRA ORIGEM, o que há por trás dos chamados "mitos", e QUEM DE FATO É JAVÉ.
 |
Imagem de um homem com camisa branca, sorrindo, com os braços apoiados em uma mesa em um ambiente claro, a cena representa um momento de paz interior e libertação espiritual após uma jornada de autoconhecimento. |
CONCLUSÃO
DO HOMEM AO DIVINO tem como foco mostrar que SOMOS MUITO MAIS DO QUE RELIGIÕES DIZEM, muito além do que está na Bíblia.
NÃO SOMOS PECADORES CONDENADOS E IMPERFEITOS POR NATUREZA.
SIDDHARTHA GAUTAMA alcançou a iluminação. Outros também realizaram feitos extraordinários.
TEMOS UM POTENCIAL INCRÍVEL, mesmo que NÃO TENHAMOS SIDO CRIADOS POR AMOR.
Não precisamos de religiões, nem de deuses que não se importam com a gente PRECISAMOS AMAR MAIS, EDUCAR MAIS, CUIDAR MAIS, RECONHECER MAIS.
SE DEUS NÃO SE PREOCUPA CONOSCO, ENTÃO NÓS VAMOS NOS PREOCUPAR UNS COM OS OUTROS.
Enfim, enxergando além do véu. Do sofrimento para o despertar espiritual, a religião nos molda desde a infância mais nós temos a capacidade de raciocinar por nós mesmo. 👏🏻👏🏻
ResponderExcluirExatamente 👏
Excluir